Zircônia, você sabe o que é?

Nós amamos acessórios, não conseguimos resistir a um novo modelo de brinco, anel ou corrente. Quando são com pedras então! Pedras grandes, pequenas, coloridas e de diversos formatos, é sempre amor à primeira vista, quase impossível resistir! Então, para ajudar a decidir na hora da compra, a comparação de preços e qualidade das peças entra na jogada. Você já parou para pensar por que acessórios muitas vezes tão parecidos apresentam preços diferentes? A resposta pode estar na pedra utilizada. Vamos entender um pouco melhor sobre o assunto? Neste post do blog vamos aprender sobre o diamante, zircônia e o strass!

Diamante, Zircônia e Strass… Qual a Diferença?

No mundo da joalheria e das semijoias a diferença não está apenas nos metais utilizados, mas também no cravejamento das pedras. Existem muitos tipos de pedras utilizadas na produção das nossas amadas joias e semijoias. Dessa maneira cada uma delas vai influenciar diretamente no custo benefício da peça. Conhecer a diferença entre elas ajudará muito na hora da sua próxima compra!

Diamante

Aposto que você já ouviu falar ou até sonhou com um desses! O diamante é uma gema natural muito dura e brilhante. Nenhuma outra pedra pode danificá-lo, apenas outro diamante. Por conta disso é a gema mais cara e resistente do mundo, custando no mínimo quatro mil reais por quilate! Com todos esses predicados fica fácil entender porque ele é reservado apenas para a alta joalheria. Mas no mundo das semijoias existem diversas pedras que não ficam para trás em beleza, porém com um preço muito mais acessível.

Zircônia

Outro nome que, se você gosta de semijoias, já deve ter escutado por ai. Mas você sabe o que é zircônia? A pedra de zircônia pode ser encontrada na natureza ou criada artificialmente em laboratório. Essa segunda opção é chamada de zircônia cúbica e é nela que estamos interessadas.

A Zircônia cúbica é uma gema sintética que imita o diamante, porém com um custo muito menor (em média sessenta reais por quilate). Ela apresenta um brilho muito parecido ao do diamante e devido a isto, o substitui em diversos acessórios. Sua cor é Branca (transparente), mas pode ser tingida em diversas outras cores.

Ela pode ser molhada sem perder brilho. E por ser quase tão resistente quanto o diamante, também pode ser cravejada nas peças, apresentando maior durabilidade. Caso uma zircônia “escureça” é provavelmente acúmulo de resíduo entre a peça e a pedra. E pode ser limpa com o produto adequado, devolvendo o brilho original à semijoia.

zirconia blog 1

Strass

O Strass é um fragmento de vidro lapidado em forma de diamante ou quadrado, revestido com uma camada refletora (assim como os espelhos). Ele não pode ser cravejado nas peças devido a sua fragilidade, por isso é colado com cola apropriada ou preso com garras, de acordo com a forma que a peça for fabricada.

Têm um tempo de vida útil bem menor que a zircônia e não deve ser molhado, pois perde seu brilho ou pode, com o tempo, se desprender da peça. Assim, caso o strass “escureça” devido o contato com a água, não é possível recuperá-lo, pois o dano está, na verdade, no revestimento do vidro. Por ser mais simples, o strass possui o preço muito menor do que as outras pedras. Porém seu custo benefício também é bastante inferior.

Em qual devo Investir?

Se você tem a possibilidade de investir em joias de diamante, fique muito contente! Um diamante pode ser o sonho de muitas mulheres, mas além de representar beleza e status, ele também indica um grande investimento que demanda cuidados. Tornando quase impossível usá-lo nas mais diversas ocasiões. E convenhamos, quando temos alguma coisa de que gostamos muito, o nosso desejo é usá-la o máximo possível. Nesse sentido, entre custo, segurança e durabilidade a ganhadora é a zircônia! Vamos descobrir por que!

zirconia blog 2

Variedade

Vamos combinar, por maior que seja o seu poder aquisitivo, é muito mais fácil conseguir comprar várias semijoias cravejadas com zircônia, do que joias de diamante! Além disso, você consegue encontrar a zircônia em todos os tipos de semijoias, os mais famosos são o brinco de zircônia e o anel de zircônia. Mas a pedra zircônia também é utilizada em colares, pulseiras e pingentes.

A vantagem fica ainda maior em peças que levam muita pedraria, como é o caso de anéis aparadores, brincos pizza ou brincos grandes. O preço deles seria impagável em diamantes.

zirconia blog 3

Qualidade

A zircônia possui a qualidade aproximada à do diamante e muito maior do que a do strass. Por ser composto de vidro revestido de material espelhado o strass corre o risco de escurecer ou quebrar, enquanto ela não sofre nenhuma alteração de cor e tem a durabilidade muito maior.

Onde Usar

A zircônia cúbica pode ser produzida em cores diversas e lapidada em vários tamanhos, sem perder todo o seu charme e brilho. Por conta disso ela é utilizada nas peças mais simples e delicadas como um ponto de luz, até os brincos de festa mais extravagantes. Ela consegue te acompanhar em qualquer ocasião com muito estilo, enquanto o strass, de aparência muito mais simples, fica restrito ao dia a dia.

Zircônia ou Strass, como Diferenciar?

Se mesmo com todas as informações que passamos você ainda está achando difícil descobrir se a sua semijoia é de strass ou de zircônia, nós temos uma dica que é tiro e queda para perceber a diferença entre elas. Lembre-se, o strass é muito frágil para ser cravejado na peça, então, para reconhecer qual está em uma semijoia, olhe o lado de trás. Você tem uma peça cravejada em zircônias se conseguir ver o fundo da peça, ou se a luz passar através dela. Se a luz não passar, ou você nem conseguir ver o fundo das pedrinhas você tem uma semijoia com strass.

Aqui na Joia Chic damos preferencia por zircônias, pois trabalhamos com peças de alto padrão de qualidade, venha conferir!

Anel de Pedra, Zircônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *