Pérolas as “Rainhas das Gemas”

Independe do seu estilo, origem, ou da sua idade, aposto que você usa ou já usou algum acessório de pérolas! Isso acontece porque elas são atemporais, elegantes, cheias de beleza e para completar, são fáceis de incorporar ao look.

Muitas vezes citadas como joias do tempo da vovó, essas gemas são mencionadas em registros Romanos de dois mil A.C, mas continuam firmes e fortes até hoje sem cair de moda! Vamos conhecê-las melhor?

Pérolas Naturais Coletadas

Elas são e são as gemas preciosas mais antigas conhecidas, por isso são chamadas pérolas preciosas. Nascem do lento encapsulamento de grãos de areia, o que irrita seu corpo no interior da concha. São bastante raras, desse modo são conhecidas também como “Rainhas das Gemas” e tem seu uso restrito à joalheria por possuírem um valor muito alto. Isso inviabiliza o seu uso em semijoias.

Hoje em dia pérolas preciosas são muito pouco comercializadas.

perolas blog 1

Pérolas Naturais Cultivadas

Essa variedade é obtida pelo mesmo processo que as coletadas, com a diferença de nascerem de uma base pré-formada colocada manualmente no interior da ostra. Assim elas podem ser consideradas falsas. Atualmente mais de 90% das naturais comercializadas são cultivadas, inclusive sendo utilizadas na alta joalheria. É muito difícil diferenciá-las das coletadas. Elas são naturalmente assimétricas e seu formato varia de uma para outra. Conforme o processo de desenvolvimento natural no interior da ostra.

As pérolas simétricas e arredondadas são as mais valorizadas, porém muito raras. Por este motivo podem atingir valores muito elevados, assim seu uso é viável apenas na alta joalheria.

Pérolas Shell

Já este tipo é fabricado com um substrato de porcelana ou resina e recoberto com um composto formado com o pó da parte interna da concha da ostra. O que da um brilho diferenciado e perolado para as pérolas shell. Pela qualidade física e visual são altamente usadas em semijoias.

Pérolas Sintéticas

Como o nome já sugere, são obtidas por processo mecânico de injeção e pintura posterior. São bastante simétricas e arredondadas e não possuem normalmente nenhuma assimetria encontrada nas pérolas naturais. As versões cortadas são muito utilizadas em semijoias finas, com o propósito de dar acabamento em peças que exigem este formato.

As Pérolas na Moda

Na Europa da Idade Média o uso de joias de pérolas era restrito para pessoas de alta classe. Entretanto na Revolução Francesa esse cenário começou a mudar e elas foram sendo utilizadas em joias de casamentos e noivados de pessoas de camadas mais comuns da sociedade. Mas foi na década de 20 que as elas conquistaram seu alto posto no mundo da moda, através do colar de seis voltas da Coco Chanel! E ela não foi a única famosa a ser reconhecida por essas joias, vamos conhecer mais algumas!

Famosas e seus Colares de Pérolas

Diversas famosas utilizaram este tipo de colar como marca registrada em seus looks ou nas suas personagens. Algumas delas foram Audrey Hepburn com seu colar de quatro voltas e Marilyn Monroe com sua gargantilha de pérolas.

As Pérolas da Lady Diana

Durante sua vida dentro e fora da realeza a conhecida Lady Di foi vista diversas vezes utilizando joias lindíssimas com essa gema. Visto que em sua coleção podiam ser encontrados colares e chokers, uma das quais, composta por nada menos do que 900 pérolas, acompanhadas ainda por rubis e diamantes. Entretanto não foram esses colares nem as chokers que marcaram o imaginário popular como Lady Di. Mas sim os famosos brincos de pérolas.

Os brincos de Lady Di podem ser compridos ou mais curtos. Mas o que os caracteriza são a base de metal em formato triangular que parece abraçar o lóbulo da orelha e uma pérola média ou grande encaixada em sua parte inferior. O brinco de  Lady Di apresenta um leve formato de gota o que remete ao seu significado. Do latim “pirla”, pérola quer dizer “formato de lágrima”.

Agora que já aprendemos muito sobre a origem dessas preciosidades e sua história na moda, que tal descobrir como incorpora-las nas suas produções?

perolas blog 3

Como Usar

Por suas formas de uso através dos anos, elas são muito associadas à elegância e classe. Mas hoje, com as opções sintéticas ou shell e sua popularização, elas podem ser facilmente incorporadas à qualquer visual. Basta não ter medo de explorar.

Para se distanciar do ar tradicional que atraem, o ideal é combiná-las a outros elementos de metais. Outra maneira delicada de usá-las é como pingente, apenas uma pérola em uma corrente fininha fica muito moderno.

Porém, se a ideia é manter toda a classe e elegância, aposte na combinação do colar de pérolas com um brinco Lady Di por exemplo. Vai acertar em cheio!

Confira as semijoias de pérolas da Joia Chic e conquiste um look clássico e moderno!

Avalie
Joias Clássicas, Pérolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *