Madrepérola, a beleza que vem do mar.

A Madrepérola é uma substância, dura, irisada, rica em calcário. Produzida por alguns moluscos, no interior de sua concha, que é utilizada em bijuteria, joias e marchetaria. E por ser tão interessante, decidimos falar sobre ela no blog.

A madrepérola nada mais é do que o revestimento interno de algumas conchas. Sua constituição básica é o nácar, mesmo elemento lustroso que dá origem às pérolas. E que se desenvolve com uma reação a um corpo estranho que tenha entrado em sua membrana epitelial. O corpo estranho causa irritação ao animal, que passa a liberar essa secreção isolada para calcificação similar a parte interna da concha. Formando uma pérola cujo tamanho varia de acordo com o tempo de resistência do corpo estranho no animal. E das condições climáticas do meio ambiente.

Ela pode refletir frequências diferentes da luz de acordo com a maneira como é iluminada, de modo que pode apresentar cores variadas, que vão dos rosas, aos azuis, verdes e amarelos, em várias tonalidades. Assim como as marcassitas, as peças de madrepérola são bastante frágeis, exigindo um cuidado especial.

Joias de Madrepérola são clássicas, pois aparecem desde a mitologia grega e na romana. Clique e confira em nosso site!

 

Avalie
Brinco de Pedra Branca, Joias Clássicas, Madrepérola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *