Folheados ou Banhados a Ouro, Qual a Diferença?

Na hora de comprar as suas semijoias alguns termos técnicos podem acabar te confundindo. Atrapalhando no momento da escolha. Hoje vamos conversar sobre um dos termos que mais causa confusão, folheados ou semijoias banhadas a ouro, afinal qual é a diferença? Vamos descobrir!

O que são Folheados?

Folheados são peças de metal revestidas com uma camada de ouro. Objetos de decoração e semijoias já foram muito apreciados e valorizados por sua grande semelhança aos objetos de ouro puro. Na arte, durante o movimento barroco, objetos com esse tratamento eram muito utilizados nos ornamentos e decorações das igrejas. Por conta do menor custo dessa técnica e sua qualidade semelhante ao ouro. Mas de onde vem o nome “Folheado”? Vamos descobrir a seguir!

folheados blog 1

Como são Produzidos?

Folheados ou chapeados, como também podem ser conhecidos, levam esse nome por conta do seu processo de produção. Folheados são semijoias produzidas através de um processo que aplica uma folha ou chapa de ouro sobre outro tipo metal menos valioso, na maioria das vezes latão. Isso quer dizer que esses objetos são produzidos em uma base de metal mais barato, coberto por uma camada prensada de ouro. Por isso muitas vezes levam o nome de “folheados a ouro”.

Peças folheadas a ouro já foram comuns, mas aos poucos acabaram perdendo sua força. Pois o seu processo de produção pode ser feito apenas sobre bases mais lisas e planas. Assim a folha de ouro consegue realmente aderir ao objeto com segurança.

Para conseguir realizar a aplicação de uma camada de ouro em bases mais trabalhadas foi preciso desenvolver uma nova técnica, que criou os objetos banhados.

O que são Banhados?

Assim como acontece com os folheados, as semijoias banhadas recebem esse nome por conta do seu processo de fabricação. No processo de banho das semijoias, diferente da técnica anterior, as peças de metal são submersas em uma composição de químicos, com a finalidade de fixar as partículas de ouro. Uma corrente elétrica é ligada na composição, fazendo com que as partículas de ouro se liguem na peça de metal.

A espessura do ouro na semijoia vai depender do tempo em que a peça ficar submersa e na quantidade de camadas do banho. Isto é, quantas vezes a semijoia é colocada e retirada da composição de ouro.

Folheados ou Banhados, em Quais devo Investir?

No passado folheados a ouro eram muito comuns e disponíveis no mercado. Muitas pessoas investiam até em folheados atacado para vender e folheados para revenda, mas como já vimos, essa técnica de produção deixou de ser prática para a produção de semijoias. Hoje a grande maioria das semijoias encontradas no mercado são banhadas, simplesmente pelo fato de o processo de banho das peças ter se tornado muito mais prático e eficaz.

Então para semijoias, não tenha dúvidas, peças banhadas são melhor opção do que folheados a ouro. A produção de folheados hoje em dia está mais restrita a objetos como talheres ou canetas.

folheados blog 2

Micragem de Segurança, uma Informação Importante.

Outra diferença importante entre folheados e banhados é a micragem de segurança existente nas semijoias banhadas. Mas o que isso significa? Nas semijoias banhadas existe um controle de qualidade sobre a medida em milésimos de ouro aplicado à peça durante o banho. Quanto mais milésimos de ouro na peça, maior a sua qualidade. O melhor banho, com maior durabilidade, tem de 8 a 10 milésimos de ouro. Nos brincos, que são as semijoias que correm menos risco de sofrer atritos e ter seu banho danificado, a micragem ideal é de cinco milésimos de ouro.

A Joia Chic respeita a micragem de segurança para a maior qualidade de todos os seus produtos.

Folheados e Banhados são Hipoalérgicos?

O ouro presente nos folheados ou nas semijoias banhadas, por si, não provoca alergias. Mas, infelizmente muitas fábricas podem usar substancias como o níquel e o cadmio que são altamente alergênicas, no acabamento das peças. Independente de serem folheados ou semijoias banhadas, para evitar alergias, antes de realizar sua compra é muito importante verificar a presença desses elementos nas peças. Na Joia Chic todas as semijoias recebem banho hipoalérgico.

folheados blog 3

 Afinal, qual a Melhor Opção?

Como vimos, as diferenças entre banhados e folheados são muito pequenas, ficam no seu processo de produção. Porém, para semijoias as peças banhadas são a melhor opção, pois são as mais encontradas no mercado. Além de possuírem controle de qualidade da espessura do ouro e banho hipoalérgico. Então, na hora de pesquisar busque por brincos banhados a ouro no lugar de brincos folheados, para encontrar as melhores opções.

Na Joia Chic, todas as semijoias são banhadas a ouro 18k dentro da micragem de segurança para cada peça! Confira!

Folheados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *