Sendo uma pessoa católica ou não, eu tenho certeza de que você já viu alguém usando um escapulário. Ele existe há muito tempo, acredita-se que surgiu no ano de 1251, quando São Simão recebeu o primeiro escapulário como presente da Nossa Senhora durante oração. Naquela época o uso do escapulário era estritamente religioso e permaneceu assim durante muito tempo. Mas no mundo da moda é muito comum absorver elementos conhecidos de várias culturas e reapresenta-los com um novo significado. E com ele não foi diferente! Por conta de sua popularização, hoje é utilizado tanto como um símbolo de fé como um acessório de moda!

Mas vamos combinar que se vamos utilizar um item tão cheio de importância como este, no mínimo devemos entender um pouquinho sobre ele, não é? Então venha conosco e vamos aprender juntos!

Peça de História e Fé.

Na religião católica este item possui um significado muito importante. Quando São Simão orou pedindo proteção em tempos difíceis, ele recebeu o escapulário como símbolo de proteção e salvação eterna! Acredita-se que ele não deve ser comprado, mas sim vir até você em forma de presente. Assim, para que possa realmente exercer toda proteção sobre você, o ideal é que ele seja bento por um sacerdote católico.

Na época de seu surgimento, o escapulário era uma longa faixa de tecido, usada sobre o hábito dos padres. Porém quando passou a ser uma peça que qualquer um pudesse usar, seu modelo foi sendo alterado até chegar aos modelos que conhecemos hoje. E pode ser escapulário de ouro, escapulário de prata ou banhado a ouro ou prata.

A Imagem do Escapulário

Independente do material de que for feito, as plaquinhas do escapulário costumam apresentar a imagem da Nossa Senhora, Nossa Senhora do Carmo ou do Sagrado Coração de Jesus. Porém, com a sua entrada no mundo fashion, hoje podem ser encontrados modelos que não apresentam imagens relacionadas à religião católica.

O Escapulário Masculino

Durante muito tempo o uso do escapulário foi permitido apenas para homens e sacerdotes católicos. Por isso a aceitação do escapulário masculino ainda é tão grande! Inclusive, muitos homens optam por utilizar este item ao em vez de outros acessórios masculinos, como uma corrente por exemplo.

A diferença do modelo masculino para o feminino de escapulário de ouro ou prata não é muito grande. Mas geralmente se limita ao tamanho da medalhinha, que no feminino costuma ser menor e mais delicada. Porém, hoje existem modelos estritamente femininos como é o caso dos cravejados com micro zircônia ou com medalhas de madrepérola.

No Mundo da Moda

Em 2018 o baile de gala do MET, um dos grandes eventos ditadores de tendências do mundo da moda, teve como tema “Corpos Celestes”. E com ele as joias religiosas e o escapulário ganharam grande visibilidade, tornando-se tendência fashion! Já se tornou peça chave no figurino de personagens de novela e foi incluído no visual de vários famosos!

Famosos que não Vivem sem Ele

Famosas lindas como Fernanda Lima e a americana Camille Belle já foram flagradas diversas vezes usando escapulários. E a Gio Ewbank simplesmente não sai de casa sem o dela!

A versão masculina deste acessório faz o mesmo sucesso. Caio Castro e Du Moscovis são apenas dois exemplos de famosos que não o tiram do pescoço!

Como Usar

O legal do escapulário é que o modelo tradicional é super fácil de combinar nos looks do dia a dia. E se você quiser dar uma incrementada no visual, é só apostar em um modelo mais trabalhado como o de madrepérola ou com aplicações de micro zircônias.

Mas além de pensar em como usar e combinar o seu escapulário. É muito bacana lembrar que antes de ser um item da moda esse acessório é uma peça religiosa, importante e cheia de significados. Mesmo que você não siga a religião católica e queira aderir à tendência, é importante utilizar essa peça com respeito. Pois é muito bom pensar que ele estará atraindo coisas boas para você enquanto o usa!

Além do mais, com todo o seu significado este acessório é um ótimo presente para aquela pessoa que você ama e quer o bem! Gostou da ideia? Então venha conhecer os modelos banhados a ouro disponíveis na Joia Chic!

Avalie
Escapulário, Joias Clássicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *